sábado, 25 de julho de 2009

Michael Joseph Jackson- King of Pop (Rei do pop)



























29 De Agosto 1958: Nasceu o pequeno Michael em Gary,Indiana, nos subúrbios industriais de Chicago, estado do Illinois. Filho de Joseph Walter Jackson e Katherine Jackson, é o sétimo de nove filhos.

1964: Integra os Jackson Brother, banda formada pelos irmãos mais velhos Jackie, Tito e Jermaine.

1966: Assume o papel de vocalista principal nos The Jackson 5 ( os Jackson Brother passaram a ser os The jackson 5). O grupo anda em digressão num circuito baseado em artistas afro-americanos, abrindo muitas vezes espectáculos para adultos.







1968: Os Jackson 5 gravam várias canções para uma editora local, a Steeltown, e chamam a atenção da Motown, que os incorpora para o seu catálogo.

1969-70: O grupo assina uma série de quatro singles que aterram no 1º lugar da Billboard: «I want you back», «ABC», «The love you save» e «I'll be there».

1972: Ainda nos jackson 5, assina o primeiro álbum a solo, Got to be there. Sete meses depois, Ben, o segundo disco em nome préprio, populariza o tema-título, o primeiro número 1 fora dos Jacksons.

1975: Os Jackson 5 deixam a Motown e assinam um novo contracto com a CBS. Por razões legais o grupo passa a chamar-se The Jacksons. Editam mais 6 álbuns até 1984, altura em que Michael, o vocalista principal, se entrega em definitivo à carreira a solo.



1978: Participa no filme The Wiz, onde trabalha com o compositor e arranjador Quincy Jones, que concorda em produzir o próximo disco do cantor.


























Agosto 1979: Parte o nariz a dançar. É operado mas não se sente satisfeito com o resultado, sentindo dificuldades respiratórias. Passa a recorrer frequentemente aos préstimos do cirurgião plástico Steven Hoefflin.

1979: É editado Off the wall, em Agosto. A lista de compositores contempla nomes como Stevie Wonder e Paul McCartney.Torna-se o primeiro artista a colocar quatro singles no top 10 americano, incluindo o êxito global «Don't spot til you get enough».

1980: Vence três American Music Awards, dois Billboard Music Awards e um Grammy( melhor performance R&B, por «Don't spot til you get enough»). Assegura a maior taxa de «royalty» (fatia de lucro destinada ao artista) da indústria musical: 37%.

1982: Contribui com um tema «Someone in the dark», para a banda-sonora de E.T.- O extra-terrestre, que vale um Grammy.

































Novembro 1982: É editado Thriller, que se tornaria o álbum mais vendido de todos os tempos. Sete singles de Thriller chegam ao top 10 americano, entre os quais «Billie Jean», «Beat it» e «Wanna be startin'somethin».

1983: Apresenta o «moonwalk», que se tornaria uma das suas imagens de marca. A dança é estreada na TV, na festa dos 25 anos da Motown. O programa é visto por 47 milhões de pessoas.

1984: A 27 de Janeiro, na rodagem de um anúncio publicitário para a Pepsi, em Los Angeles, sofre queimaduras de segundo grau no couro cabeludo, depois de uma explosão pirotécnica.

1984: Recebe do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, um prémio pelas acções de caridade em torno do combate ao alcoolismo e toxicodependência.





















1985: Compõe, a meias com Lionel Richie, o êxito «We are the world», single cujas receitas reverteram para o combate à fomeem África. Foi uma de 39 celebridades em estúdio. Mais de 20milhões de cópias vendidas.

1985: Três anos depois de ter trabalhado com Paul-mc-cartney, em «The girl is mine» e «Say Say Say», compra os direitos sobre o catálogo dos Beatles por uma quantia próxima dos 50milhões de dólares.


1986: A imprensa tablóide afirma que Jackson dorme numa câmara de oxigénio hiperbárica (com uma pressão superior à atmosférica) para atrasar o processo de envelhecimento.

1986: Trava amizade com um macaco, a que chamou Bubbles. Mais tarde revelaria que o símio partilhava a casa de banho e limpava o seu quarto. Começa a ser conhecido como «Wacko Jacko».

1986:Justifica o crescente empalidecer da sua pele com duas doenças de que, alegadamente, padeceria: lúpus e vitiligo. As duas tê-lo-iam tornado sensível à luz solar.

Agosto 1987: Edita Bad. Apesar das vendas serem menores do que o antecessor, é considerado um êxito. Sete singles entram no top 10 americano, entre os quais «Bad» e «Man in the mirror». Venderia, até 2008, cerca de 30milhões de cópias.

1987: Embarca numa digressão, The bad tour, que dura quase um ano e meio. Bate o recorde do Guinness quando 504 mil pessoas assitem a 7 concertos no Estádio de Wembley.

1988: Lança a sua autobiografia, Moonwalk. São descritos episódios de infância, os primeiros passos dos Jackson 5 e abusos de que terá sido alvo em criança. Revela também pormenores sobre as operações de cirurgia plástica a que se sujeitou.



1988: Compra terra na California para construir o rancho Neverland. Na área de 11K construiu-se uma montanha russa, um retiro zoológico e um cinema. O «staff» ascendia a 40 elementos.

1989: É proclamado «Rei da Pop», numa cerimónia que visa premiar o «Artista da Década». O termo é cunhado pela amiga Elizabeth Taylor, que lê o discurso laudatório.

1991: Renova o seu contracto com a Sony. Em Novembro, edita Dangerous, o álbum que mais rapidamente vendeu nos Estados Unidos: 4 milhões de cópias em dois meses. «Black and White», o primeiro single, é o maior êxito. Mas sente-se o desgaste.

1991: Com números distantes dos de Thriller, é na arte do videoclip que jackson se mantém no top: os 11 minutos de «Black and White» (com um «cameo» do então popular Macauley Culkin, de Sozinho em Casa) são uma extravagância maior.


1992: Cria a fundação Heal The World, que visa ajudar crianças desprotegidas, em cenário de pobreza e guerra.







26 de Setembro 1992: Actua em Portugal, no Estádio de Alvalade, em Lisboa. Um concerto integrado na Dangerous Tour.

1993: Actua no 27º Super Bowl (o jogo decisivo do campeonato de futebol americano) perante 135 milhões de norte-americanos, através da televisão. Foi o primeiro Super Bowl a ter mais audiência no intervalo, altura da actuação do músico.


1993: Dá uma entrevista a Oprah Winfrey onde nega algumas das noticias dos tablóides dos anos anteriores. Revela ainda pormenores da «infância perdida», admite ter chorado «de solidão» e reconhece padecer de uma doença dermatológica.

1993: É acusado de abuso sexual de um adolescente de 13 anos. A criança terá contado a um psiquiatra e à polícia que ter-se-ão envolvido em actos de masturbação e sexo oral. É conseguido um acordo extra-judicial entre as partes.

1993: Cancela o resto da digressão de Dangerous, alegadamente dependente de analgésicos e anti-depressivos, o que o leva a uma clínica de reabilitação.

1993: Casa com Lisa Marie Presley, filha de Elvis Presley, na Republica Dominicana. Os media consideram o casamento uma manobra para branquear as acusações de abuso sexual de que jackson era alvo.

1995: Edita o duplo-álbum «History: Past, Present, and Future, Book 1». O primeiro disco compreende 15 sucessos do cantor, o segundo contempla 15 canções novas. Vende sete milhões de copias nos Estados Unidos, mas é visto como um triunfo menor.

1996: Entra em digressão em Setembro. 35 Países, 82 concertos em onze meses, audiência de 4,5 milhões de pessoas.


1996: Casa com Debbie Rowe, enfermeira que o musico conhecera nos anos 80. O casal tem dois filhos, através de inseminação artificial, Prince Michael Jackson Jr. (1997) e Paris Michael Katherine (1998), e divorcia-se em 1999. Michael fica com os filhos.

1997: Edita Blood On The Dance Floor, disco que contem remisturas e cinco inéditos. Torna-se o disco com remisturas mais vendido de todos os tempos.

1999: Envolve-se em acções de caridade para recolha de fundos para os refugiados do Kosovo, bem como para as crianças da Guatemala.

Outubro 2001: Edita Invincible. Pouco tempo antes, revela que vai deixar a Sony. Dá um concerto comemorativo dos 30 anos de carreira a solo no Madison Square Garden, em Nova Iorque, aparecendo em palco com os irmãos pela primeira vez desde 1984.











2002: Nasce o terceiro filho, Prince Michael II. A identidade da mãe nunca foi revelada. Em Novembro, Michael exibe o filho aos fãs, agitando-o no exterior de uma janela de um quarto de hotel em Berlim. Mais tarde, afirmaria ter incorrido num «erro terrível».

2003: É exibido na televisão britânica um documentário intitulado Living With Michael Jackson, onde o cantor é visto a segurar a mão e a dormir com um adolescente, que mais tarde o acusaria de abuso sexual.

2003: O julgamento das acusações de crime sexual decorrem ate Maio de 2005. Jackson é absolvido e muda-se para o Bahrain, a convite do Sheik Abdullah.




2006: As dificuldades financeiras levam-no a fechar parte do rancho de Neverland. No entanto, em Novembro entra para o Livro de Recordes do Guinness como o primeiro artista a ganhar mais de 100 milhões de dólares em apenas um ano.


2008: É editada a edição comemorativa do 25º aniversário de Thriller. A compilação King of Pop, cujo alinhamento varia consoante os mercados, chega aos escaparates – celebra o 50º aniversário do artista.



2009: A 5 de Março, anuncia numa conferência de imprensa os últimos concertos de sempre, que teriam lugar em Julho na O2 Arena, em Londres. O Plano tornar-se-ia mais ambicioso, ascendendo o numero de actuações a 50, entre Julho de 2009 e Maio de 2010.

Junho 2009: Morre no dia 25 em Los Angeles.



































Esta infromação foi retirada da revista Blitz de Julho de 2009.

1 comentário: